Sunday, February 20, 2011

Oscares 2011

Já faltam poucos dias para a cerimonia, e chega-se a altura que começam a surgir palpites e opiniões. Já vi praticamente todos os filmes nomeados, e em vez de deixar analises exaustivas e refinadas que depois ninguém lê como fiz no passado, desta vez resumo tudo a uma frase ou duas numa opinião rápida.

Black Swan
(Cisne Negro)

Vê-se bem. Os filmes do Aronofsky normalmente progridem em volta de transformações pessoais nas vidas do personagem principal (Pi, Requiem For a Dream), sempre com um toque marado pelo meio, e este não é diferente.





127 Hours
(127 Horas)

A cena em que ele finalmente... decepa o próprio braço, está... demasiado bem feita. De resto, filme de sobrevivência.







The Fighter
(The Fighter - Último Round)

Excelente interpretação do Christian Bale, de resto o típico filme de boxe. Não é mau.







The Kids Are All Right
(Os Miúdos Estão Bem)

Não vi.








The Social Network
(A Rede Social)

David Fincher não falha uma. Bom filme.








Toy Story 3
(Toy Story 3)

Confesso que não vi os dois primeiros por inteiro, mas gostei deste. Se merece estar nomeado para melhor filme, já lhe ponho algumas reticencias...






True Grit
(Indomável)

Não sei porquê, estava à espera de um Tombstone, e talvez por isso tenha ficado desiludido. Para mim é um "meh, vê-se" mas nada de especial.






Winter's Bone
(Despojos de Inverno)

Este não percebi. Achei aborrecido e desinteressante. Retratos de vida e dramas sociais em pobreza extrema, não são assuntos fáceis de retratar em filme e se não são contados de maneira inventiva, resultam nisto. Mas é a minha opinião, parece que há quem ache que foi dos filmes do ano.




The King's Speech
(O Discurso do Rei)

Andava com o dente afiado para cascar neste filme, mas até é bonzinho. Uma luta pessoal para um problema frustrante, que neste caso é ainda mais por ser em situações excepcionais.
Acredito que seja este que vá ganhar.
Até porque tem nazis lá para o fim.
...e estamos a falar da academia, isso ajuda sempre.



Inception
(A Origem)

Guardei o melhor para o fim; original, estupendo, fantastico, e mais 3 comboios de adjectivos atrelados. Christopher Nolan passou oficialmente a pertencer ao grupo dos meus realizadores favoritos, não só pela realização mas porque também escreve os argumentos. Este então encheu-me as medidas por completo e recomendo-o vivamente. É o meu favorito de entre todos... e por isso obviamente que não vai ganhar. E eles já deram pistas para isso, com o aberrante snobismo de deixarem o Christopher Nolan fora do prémio para melhor realizador. Nem é preciso dizer mais nada.

Qual o vosso palpite ?

1 comment:

  1. Primeiro como membro do partido revolucionário, anti-corporations, tenho de dizer que a empresa Hollywood é uma das chagas da nossa sociedade.

    Nota feita, estou bem mais atrasado que o nosso especialista de cinema. Gostei da análise (li a do ano passado tb).

    Minhas notas:

    Black Swan, concordo e a Portman lá vai ganhar o merecido Oscar.

    The Kids Are All Right, interessante, mas acho que não merece a nomeação. Embora tenha pontos interessantes sobre esse tema polémica, a adopção por casais lésbicos.

    Toy Story 3, acho que foi nomeado pela triologia. Quantas triologias tens que são realmente boas. A cena final quando ele se separa dos brinquedos tá muito boa. Essa coisa que a separação faz parte da vida e que temos de aprender a viver com ela é uma lição muito importante. Mudança faz parte da vida, apesar de termos tanto medo dela.

    Winter's Bone Alexius a tua critica é a piada do filme. "não são contados de maneira inventiva" esse é o Q da coisa. Retratar um assunto que não é fácil de forma crua. Tipo documentário, não há bons, maus, há situações. As coisas são como são, não há truques de espelhos. A miuda está muito bem no filme, acho que foi o primeiro filme dela. Acho que foi nomeado por que escapa a cena comercial, mas não me parece filme para lutar por melhor filme.

    Inception muito bom. Apesar de estarmos em desacordo com algumas coisas no filem ahahahahha não me parece o tipo de filmes que academia esteja a premiar.

    Todos sabemos que a qualidade do filme não é de todo o factor mais importante para ganhar o Oscar. Por isso o meu palpite vai pr o Social Network, acho que vão destacar e premiar o fenomeno FB. Senão como o Speech tem nazis, é uma produção UK e nao há filmes sobre o Iraque tambem pode ser que ganhe.

    127 Hours, The Fighter, Social Network, True Gift e o King's Speech na vi.

    ReplyDelete

Note: Only a member of this blog may post a comment.