Monday, February 14, 2011

Mitos e Valentins


Para muitos as questões que se levantam hoje andam à volta do "que irei oferecer à minha cara metade", "que surpresa lhe vou fazer", "onde é que vamos jantar ou dormir", e coisas no género.
Tudo isso é muito giro, mas para os outros que ainda têm a cara inteira e vivem segundo o signo que alguém tão eloquentemente disse ontem num balneário dos penedos altos, "gosto mais delas do que elas gostam de mim", levantam-se questões mais pertinentes:

Quem diabo é que este Valentim pensa que é? É santo por que carga de água? Que é que ele fez para ter um dia só dele ? E se é assim tão "hot shot", a mais importante de todas é... PORQUE RAIO NÃO É FERIADO ??

Meti mãos à obra, decidi ir procurar a historia deste gajo, e ao som do trolólólóló proposto pelo GH lá dei com ela.

Reza a historia que no ano 268, o imperador romano Claudius II (sim o mesmo que enfiou um murro num cavalo e lhe partiu os dentes), tinha a ideia maluca que para formar um grande exercito, se os jovens rapazes não se casassem nem tivessem família, que se dedicariam com mais afinco à vida militar.
Havia no entanto um padre (sim esse mesmo que estão a pensar) que à socapa continuava a casar os jovens e num claro desrespeito pela autoridade, acabou por ser apanhado e condenado à morte. Já na choça, uma jovem moçoila que era cega (e filha do carcereiro) começou a visitar o homem e acabaram por se apaixonar. Como resultado, a moçoila cega recuperou a visão e daí o milagre e consagração canónica. Valentinus foi decapitado a 14 de Fevereiro.

Ora tudo isto seria muito bonito e romântico e dava para um filme e coiso, mas a historia parece que não foi bem assim; Valentinus foi preso porque naquela altura se perseguiam cristãos e ele ajudava-os. Foi condenado à morte porque tentou converter o imperador ao cristianismo, e foi decapitado porque primeiro levou com paus e pedras e isso não chegou.

Foi um mártir ? Sim. Houve moçoilas jeitosas cegas que recuperaram a visão? Dificilmente...
Mas são de historias destas que vive a imaginação e a inspiração humana.

1 comment:

  1. O Arlindo ahhahahhahah

    Momento cultural patrocinado por bacalhau Pascoal =)

    Mas que carago andava a fazer a filha do carcereiro a vistar os presos? Ver desgracas (reparam neste trocadilho?) O milagre e perfeitamente credivel, todos sabem que o amor e cego mas o casamento devolve.lhe a vista.

    "Gosto mais delas do que elas de mim" isso e sabedoria no estado puro. Se ele nao for esquisito aposto que amor nao lhe vai faltar. ahahahhahah

    ReplyDelete

Note: Only a member of this blog may post a comment.